segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

DOCE DE MELANCIA

Doce Cristalizado de Casca de Melancia.
Passo a passo por Dagmar da Conceição
Receita para 1kg de doce.


Primeiro deve-se tirar todo o miolo da Melancia, deixando cerca de um centímetro do fruto, ligado a casca (1 e 1/2 Kg de casca).

Depois com uma faca bem afiada, tira-se toda a parte verde, uma fina camada da casca, como se estivesse a descascar um mamão. Tirado o miolo e a parte fina da casca, corte o que resta em pequenos cubos e coloque em um recipiente com 3 litros de água e uma colher de chá de Cal Virgem. Deixe de molho neste preparo por 1 hora.

Após esse tempo retire os cubos e lave bem lavado, coloque em uma bacia com 3 litros de água e deixe descansar por 1 hora. Depois coloque os cubos em um tacho de cobre ou panela, coberto com um pano, e deixe ferver em um pouco d’água, por 15 minutos. Após esse tempo desligue o fogo e deixe esfriar, ainda com o pano por cima.

Pegue pedaço por pedaço e fure seus quatros cantos (Palito de madeira), para que não murchem e os retorne para a mesma água da fervura anterior, deixando descansar de um dia para o outro.

No dia seguinte renove a água em que estão de molho os pedaços do fruto e ferva novamente, no tacho, até que os cubos fiquem verdes. Geralmente são 3 fervuras para que se consiga esse resultado. Desligue e deixe esfriar.
Prepare a calda. Cozinhe 1 kg de açúcar em 1/2 litro de água até que se derreta o açúcar, depois jogue os pedaços da fruta, acrescente cravo e canela a gosto e deixe ferver por 10 minutos. Deixe esfriar e leve à geladeira, até o dia seguinte.

No dia seguinte separe os pedaços da calda. Leve a calda ao fogo e a engrosse com mais 1/2 kg de açúcar. Quando a calda estiver mais grossa retorne com os pedaços para o fogo, misturando-os à calda. Antes da calda ficar branca desligue o fogo e jogue o doce em uma peneira deixando escorrer e esfriar. Pegue a metade dos cubos e passe no açúcar refinado, a outra metade deixe secar sem passar no açúcar, após estarem bem frios, o doce está pronto. É só se fartar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário